Com a alta da inflação: Saiba como investir em 2022

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — que mede a inflação oficial do Brasil — fechado em 10,06% em 2021, segundo divulgação IBGE, pensar em formas seguras de como investir em 2022 passou a ser uma tática amplamente utilizada para quem busca proteger o seu capital. 

De antemão, é preciso ter em mente que a inflação é essencial para o planejamento financeiro, pois ajuda investidores a entenderem suas aplicações sendo usada não só como base de diversos investimentos, mas também como índice a qual investimentos são atrelados, garantindo a manutenção do poder de compra.

Então, se seus rendimentos têm variação abaixo da variação do IPCA, consequentemente ocorrerá a redução do poder de compra, por isso, é importante levar em consideração a proteção da inflação.

Nesse cenário, se o seu perfil de investidor é conservador ou moderado, é importante conhecer as opções de investimentos que podem te ajudar a superar a inflação, principalmente no longo prazo, onde há maior incerteza sobre o movimento dos preços.

Ativos com exposição direta à inflação

Quando falamos em investimentos mediante as altas no IPCA, é necessário que a rentabilidade final supere não só o CDI, mas, principalmente, a inflação a longo prazo. Logo, muitos investidores estão procurando ativos com exposição direta à inflação, como, por exemplo:

Tesouro IPCA+: são títulos do Tesouro cujo rendimento é atrelado ao IPCA mais uma taxa de juros prefixada. Funcionam como um título híbrido, com uma parte da rentabilidade prefixada e outra pós-fixada.

Tesouro Prefixado: são aqueles que têm taxa de juros fixa. É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título.

Tesouro SELIC: são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o investimento ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto.


Diversificação da Carteira de investimentos

Quando o investidor interpreta a diversificação como pilar estratégico de uma boa carteira, é importante que ele conheça as diversas opções de produtos de investimentos. Sendo assim, algumas das mais relevantes opções disponíveis que trazem a possibilidade de exposição direta à inflação, além de outras vantagens, são os fundos de renda fixa de inflação:

CDB é o Certificado de Depósito Bancário: trata-se de um título de renda fixa emitido por bancos para captar recursos e financiar suas atividades. Ou seja, o investidor empresta dinheiro à instituição financeira e recebe, após o período de aplicação, a quantia aplicada mais o juro acordado no momento do investimento.

LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio: é bem parecida com a opção anterior (em que o investidor empresta dinheiro ao banco), mas se diferencia apenas quanto à captação, que é direcionada para financiar as atividades do agronegócio.

LCI trata-se da Letra de Crédito Imobiliário: também parecida com a LCA, é um investimento de renda fixa emitido visando captar recursos financeiros para destiná-los à empréstimos para o setor imobiliário. 

Além disso, existem também os produtos de dívida corporativa, como:

Debêntures nada mais é do que um título de crédito representativo de um empréstimo que uma companhia — desde que não seja financeira — realiza junto a terceiros.

CRI são Certificados de Recebíveis Imobiliários, títulos de crédito de emissão exclusiva das securitizadoras imobiliárias, ou seja, promessas de pagamento. 

CRA são Certificados de Recebíveis do Agronegócio que, assim como nos CRI`s, são utilizados para antecipar os recebimentos de empresas que emitem crédito.

 

Interessado em investir em títulos públicos federais, mas ainda com dúvidas? Converse com seu assessor Elev Investimentos, ele o ajudará a encontrar os melhores papéis para seu perfil de investidor, fundamental na tomada de decisão.

Baixe nosso Ebook Como Investir em 2022 e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o mundo de investimentos!

Baixar Ebook (CTA)