Como viver de renda de imóveis?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Quer começar a viver de renda de imóveis mas está inseguro? Neste post, tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto para que você tenha sucesso nessa nova jornada.

Tipos de negócios imobiliários para ter renda de imóveis.

São duas principais modalidades de investimentos mobiliários que dominam o mercado atualmente: Comprar imóveis físicos e alugá-los para ter uma renda fixa mensal, ou então, fazer melhorias na casa para agregar valor e revendê-la com um preço melhor.
Além disso, a outra opção são os Fundos de Investimentos Imobiliários, ou simplesmente “FIIs”. Nesse caso, seus investimentos imobiliários passam a ser administrados por um gestor profissional, terceirizando esse trabalho.
A primeira opção é a forma mais tradicional de investir e ter uma renda de imóveis, e é reflexo da realidade econômica do país há algumas décadas, que se via em um cenário instável, onde a melhor opção era investir em uma renda fixa mensal.
Já quanto aos FIIs, existem dois tipos, o fundo imobiliário de tijolo, que abrange negócios como shoppings, hospitais, galpões, entre outros estabelecimentos; e existe o fundo imobiliário de papel, que em geral, representa os títulos imobiliários.
Neste caso, analisando o patrimônio de seu cliente, o gestor realiza compra de cotas, seja pequenas partes ou não. Assim, pode-se considerar que o cotista torna-se um pequeno sócio desses empreendimentos, recebendo uma quantia dos lucros dos aluguéis.

Vantagens e desvantagens de investir na renda de imóveis

Como tudo, investir na renda de imóveis tem seus pontos positivos e negativos. O primeiro ponto que você deve considerar é que o investimento em imóveis físicos necessita de um bom capital inicial.
Pois, se você deseja adquirir imóveis para obter lucro, o financiamento não é a melhor escolha, uma vez que os juros irão minimizar os seus ganhos. Assim, recomenda-se que a compra seja feita à vista.
Ainda, o mais apropriado é que haja muita pesquisa antes de comprar um imóvel. Isso porque existem muitos fatores a serem analisados antes de assinar um contrato, como por exemplo, o bairro, a localização, valorização da área e etc.
Além disso, mais do que procurar pela casa perfeita, você também precisa achar o inquilino perfeito. Ou seja, alguém que vá cumprir com o compromisso e honrar todos os seus pagamentos.
É importante lembrar que raramente o imóvel é alugado logo de cara, sendo assim, você precisará arcar com os custos da manutenção, condomínio, IPTU e demais taxas da casa até que seja ocupada novamente.
Após considerar todos esses pontos, você poderá decidir melhor se investir em imóveis é a melhor opção para você.
No entanto, especialistas afirmam que a ação no Brasil pode ser sim lucrativa, uma vez que essa é uma constante procura no mercado. Isto é, ainda que haja uma grande crise, as pessoas ainda precisarão de um lugar para morar.

O que são Fundos de Investimento Imobiliário?

Como explicamos acima, o FIIs funciona como uma espécie de terceirização da gestão de seus investimentos, e divide parte do imóvel em cotas do Fundo. Assim, o dono das cotas recebe um valor proporcional ao aluguel. E ainda, o investidor pode ganhar vendendo as cotas por um preço mais alto do que pagou.

Vantagens e desvantagens FII

Diferente do investimento na compra de imóveis para alugar, com o FII você pode investir em cotas a partir de R$ 100 reais, por exemplo. Por esse motivo, os fundos imobiliários se tornaram uma das principais opções no universo do investimento, e é defendido por diversos especialistas.
Outro fator que determina esse sucesso é o repasse da responsabilidade ao gestor, que irá comprar e controlar os investimentos. Assim, os FIIs se tornam uma alternativa menos burocrática e mais prática para o dia a dia, sendo a preferida do investidor.
Além disso, essas cotas são negociadas na bolsa, ou seja, possuem uma liquidez mais alta, o que significa que as chances de retorno das cotas investidas se tornam mais rápidas. E ainda, os rendimentos mensais do FIIs são isentos do Imposto de Renda.
Apesar de todas as suas vantagens, é preciso de uma ampla pesquisa antes de entregar os seus investimentos na mão de um gestor. E, assim como qualquer outro negócio, existe o risco de os negócios imobiliários investidos se desvalorizarem.
Portanto, investir exige muita pesquisa e cautela, e deve ser um passo tomado com bastante precaução.

Elev Investimentos

Se após essa leitura você deseja investir em fundos imobiliários, mas ainda tem receio, a Elev Investimentos está aqui para te ajudar.
Com a Elev você terá um atendimento personalizado, pensado para atender às suas necessidades e planejar a melhor carteira de ativos de acordo com as suas características.
Não deixe de entrar em contato com um de nossos assessores e saber mais sobre o que podemos fazer por você. Quer mais conteúdo sobre esse assunto? Nos acompanhe nas redes sociais @elevinves

Veja mais artigos em nosso blog