O que esperar para a bolsa em 2022?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O Raio-XP da Bolsa, elaborado por um time de experts da XP Investimentos, detalhou os principais acontecimentos do mês de dezembro de 2021 e nós da Elev Investimentos resolvemos compartilhar esse conteúdo super interessante para você entender o que esperar para a bolsa em 2022, com a forte alta das taxas de juros de mercado.

Neste conteúdo, iremos trazer um panorama da bolsa brasileira para 2022 de acordo com o relatório colaborativo feito pelo time de Estratégia da Research XP e de cada um dos setores principais da Bolsa. Confira!

No Raio-XP da Bolsa você verá: 

Juros: 

Em suma, espera-se um ano desafiador do lado macroeconômico, com desaceleração do crescimento, inflação ainda elevada e a taxa de juros Selic chegando em 11% ou mais. O Brasil permanece com uma dívida elevada (83% do PIB), e a trajetória dessa dívida adiante será um dos grandes debates para o país durante o próximo cenário eleitoral, como apontam os analistas. 

Eleições:

Quando o assunto são as eleições, a análise traz um estudo sobre o impacto das eleições na Bolsa historicamente. De acordo com ela, nos retornos, não há nenhum padrão claro. Mas uma característica parece ser comum, a de ser um ano com volatilidade maior que o normal.

Bolsa brasileira atualmente: 

Se tratando do assunto principal que é a Bolsa brasileira, é fato que ela continua barata, em quaisquer métricas que mensuramos (Preço/Lucro, excluindo commodities, em relação à Renda Fixa e no relativo contra outras Bolsas). Isso por si só não garante retornos positivos, mas para o investidor com paciência e visão de longo prazo, esses momentos de turbulência tendem a ser os melhores para investir, segundo Fernando Ferreira, estrategista chefe da XP Research.

3 principais investimentos da XP na Bolsa:

Agora, quanto aos 3 três temas principais de investimentos na Bolsa, a XP manteve suas âncoras:

1) Commodities, por serem uma boa proteção em relação à inflação e ao Dólar alto.

2) Histórias com crescimento secular, que dependem menos do Macro mais desafiador.

3) Oportunidades específicas, de ações de qualidade que caíram demais recentemente.

Preço-alvo Ibovespa:

O relatório mostra ainda a atualização do preço-alvo da XP para o Ibovespa. Para o final de 2022, o cenário base é de 123.000 pontos. No cenário pessimista, vemos o índice em 93.000 pontos, e no cenário otimista em 145.000. Foram utilizadas três metodologias de cálculo para chegar no valor justo: Preço/Lucro projetado, EV/EBITDA projetado e Fluxo de Caixa Descontado.

Mercado de Ações:

Por fim, para as ações brasileiras, a principal preocupação para os investidores para o ano que vem deverão ser as incertezas trazidas pelas eleições. Para entender o que podemos esperar em 2022, a XP fez um estudo de como os mercados se comportaram em ciclos eleitorais anteriores.


Em resumo, a conclusão do time de experts do Research XP foi a de que não há uma regra clara quanto aos retornos ou volatilidade nos mercados durante os anos eleitorais, como é o caso de 2022. Porém, mesmo com o futuro incerto, os especialistas apontam que podemos nos preparar para ele.

Acesse o relatório completo aqui!

Gostou do conteúdo? Fique por dentro das novidades do mundo de investimentos em nosso blog e nas nossas redes sociais @elevinvestimentos 

Ficou interessado em contar com uma assessoria? Entre em contato com a Elev!